Ouve-se uma voz robótica em inglês: “11º andar, as portas estão abertas.” O elevador pára e António Costa chega onde queria estar: no topo do Conselho Europeu. Nervoso ou ansioso? “Estou curioso”, responde ao Expresso. Está a poucas horas de se estrear na condução de cimeiras, primeiro com os países dos Balcãs Ocidentais, depois com os 27 líderes da União Europeia. “Tem sido um trabalho muito intenso, foram duas semanas bastante condensadas de trabalho.” Agora quer ver os resultados.
Exclusivo
Expresso nos bastidores do primeiro Conselho Europeu de Costa: português com "menos stresse", quer cimeira com Trump em 2025
O Expresso e a SIC acompanharam os preparativos do primeiro Conselho Europeu de António Costa. A quem ligará Trump? Para assuntos comerciais, a Von der Leyen, “sobre outras matérias, terá de escolher”