Exclusivo

Europeias 2024

Catarina volta a vencer num debate de três contra um: as escolhas dos comentadores do Expresso

A cabeça de lista do Bloco venceu à esquerda e venceu também na apreciação global dos comentadores do Expresso ao terceiro debate para as europeias. Um debate com muita economia e boa discussão entre partidos que lutam pela eleição

Rui Valido/TVI

Foi um debate entre criação de riqueza e distribuição de riqueza, entre um candidato liberal e três cabeças de lista de esquerda, entre dois europeístas e dois eurocéticos. Cotrim Figueiredo (IL), Francisco Paupério (Livre), Catarina Martins (Bloco de Esquerda) e João Oliveira (CDU) discutiram esta sexta-feira à noite na TVI, mostrando muitas diferenças, algumas delas irreconciliáveis.

Foi um debate muito europeu, como os anteriores, e mais económico, com discussão viva, com vários momentos em que estiveram todos contra Cotrim. A ex-líder do Bloco de Esquerda, mais uma vez, mostrou que a experiência conta e deu uma lição a Francisco Paupério, que na segunda-feira venceu pela surpresa, mas teve hoje o seu último debate quadrangular, já em perda. Já João Oliveira teve hoje a estreia, com a experiência a não ser suficiente para compensar a dificuldade comunista no discurso entre o eurocético e o anti-europeu num país europeísta.