Europeias 2024

PS muda todos os nomes em Bruxelas: Marta Temido, Assis e Ana Catarina Mendes são os três primeiros candidatos

A proposta do PS foi aprovada por maioria com 41 votos a favor. Socialistas não recandidatam um único eurodeputado

TIAGO MIRANDA

Os socialistas votaram esta noite a lista de candidatos às eleições europeias por larga maioria. A lista não tem qualquer dos atuais eurodeputados do partido.

Pedro Nuno Santos escolheu a ex-ministra da Saúde, Marta Temido, para encabeçar a lista às europeias, depois de várias semanas em que houve especulação sobre o nome, nomeadamente sobre se seria António Vitorino ou Francisco Assis a ocupar esse posto.

O antigo comissário europeu não entra na corrida, mas sim Francisco Assis. O agora deputado – e que foi por duas vezes o candidato mais votado para presidente da Assembleia da República – aparece como número dois da lista socialista. Assis sairá assim do Parlamento, o que levará a que daqui a dois anos, se a legislatura decorrer sem ser interrompida, o PS escolha outro nome para ser presidente da AR.

Em terceiro lugar entrará Ana Catarina Mendes, ex-ministra dos Assuntos Parlamentares e atual deputada. O nome da socialista era há muito tido como certo nas listas ao Parlamento Europeu.

O número quatro é uma surpresa da lista socialista. Bruno Gonçalves é um jovem de 27 anos, mestre em engenharia mecânica e Secretário-Geral da União Internacional de Juventudes Socialistas (IUSY).

Além dos nomes escolhidos pelos Açores e pela Madeira (André Rodrigues e Sérgio Gonçalves), a lista de Pedro Nuno Santos conta ainda com duas presidentes da câmara em exercício: Carla Tavares, presidente da Câmara da Amadora, e Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão.

A lista foi aprovada com 41 votos a favor, nove votos contra e 4 em branco. Aqui segue a lista completa.

  1. Marta Temido
  2. Francisco Assis
  3. Ana Catarina Mendes
  4. Bruno Gonçalves
  5. André Rodrigues
  6. Carla Tavares
  7. Isilda Gomes
  8. Sérgio Gonçalves
  9. Miguel Lemos
  10. Joana Sá Pereira
  11. Pedro do Carmo
  12. Inês João Rodrigues