Europeias 2024

Assis, Costa ou Catarina Mendes? Pedro Nuno Santos “não efetuou qualquer convite” para europeias

Com reunião do partido marcada para segunda-feira para fechar as listas às eleições europeias, o líder do PS “não efetuou qualquer convite” para “nenhum lugar”, assegura fonte oficial do partido

Ana Baiao

De Francisco Assis a António Costa ou Ana Catarina Mendes, são vários os nomes ouvidos entre corredores para encabeçar a lista às eleições europeias de 9 de junho. Contudo, não será para já que a dúvida será desfeita. A um dia da reunião do PS sobre os candidatos a enviar para Bruxelas, a equipa de Pedro Nuno Santos garante que ainda não foi formalizado “qualquer convite”. “O líder do PS está a fechar o perfil de todos os candidatos com critério e ponderação e não efetuou qualquer convite ainda para nenhum lugar na lista às europeias”, garantiu ao Expresso fonte oficial do PS.

O secretário-geral socialista terá preferido reunir primeiro com os órgãos internos do partido antes de testar disponibilidades dos potenciais candidatos socialistas.

O PS irá reunir a Comissão Política do partido na próxima segunda-feira, dia 22, às 21h, exatamente com objetivo de fechar as listas para as eleições europeias, cerca de um mês antes de arrancar a campanha eleitoral. Além disso, o maior partido da oposição vai aproveitar a ocasião para “analisar a situação política”.

Na passada quinta-feira, dia 18, Pedro Nuno Santos garantiu que a especulação quanto às escolhas socialistas estava prestes a chegar ao fim, já que bastavam “dias” para ser conhecida a decisão.

António Costa seria um dos nomes socialistas entre as possibilidades para encabeçar a lista a Bruxelas. Contudo, dependeria das implicações da Operação Influencer na corrida à liderança do Conselho Europeu, cargo preferencial para o ex-primeiro-ministro. Também Francisco Assis e Ana Catarina Mendes, antiga Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, são outros dois nomes que parecem estar entre as opções primordiais do núcleo socialista.

Além do PS, apenas a AD e o PAN mantêm o cabeça de lista às europeias por revelar. Os sociais-democratas e o CDS reúnem os respetivos conselhos nacional também na segunda-feira para discutir e votar os nomes a concorrer para os lugares em Bruxelas. Rui Moreira, autarca do Porto, parece ser uma das possibilidades que mais reune consenso no PSD e CDS, apesar da oposição do líder da bancada municipal laranja.

No Chega, as listas às europeias são encabeçadas pelo antigo diplomata António Tânger Corrêa. A Iniciativa Liberal e o Bloco de Esquerda apostaram nos anteriores líderes elegendo João Cotrim de Figueiredo e Catarina Martins, respetivamente. Os comunistas escolheram João Oliveira para tentar manter, pelo menos, um dos dois lugares. E o Livre elegeu o estreante Francisco Paupério, no passado sábado, depois de alguma polémica no método de votações.