Exclusivo

Política

Leonor Beleza, a ex-ministra de Cavaco juntou-se a Montenegro porque “este não é um tempo de cerimónias”. Agora está na lista para Belém

Depois de anos longe das lideranças do PSD, a presidente da Fundação Champalimaud tem dado apoio público frequente a Montenegro, antes e depois de este ser primeiro-ministro. Numa dessas vezes, elogiou a “ponderação” do primeiro-ministro. Estará na calha para Belém?

António Pedro Santos

A um ano e meio das eleições presidenciais, entre os vários nomes que começam a perfilar-se para a sucessão a Marcelo Rebelo de Sousa, aparece agora o de Leonor Beleza, apontada como uma potencial “excelente candidata” pelo secretário-geral do PSD, Hugo Soares, em entrevista ao Expresso.

Social-democrata desde a fundação, ministra da Saúde de dois governos de Cavaco Silva e conselheira de Estado há 15 anos, Leonor Beleza “não aparecia na política portuguesa há anos”, lembrou Hugo Soares. Até aparecer com Luís Montenegro, o primeiro-ministro e líder do PSD que tem também reclamado a herança do cavaquismo.