Os partidos de direita têm quase o triplo das interações nos conteúdos que publicam nas redes sociais do que os partidos da esquerda, aponta um estudo da LLYC que será publicado esta terça-feira (5). A empresa, especializada em consultoria de comunicação, marketing digital e assuntos públicos, avaliou a presença e alcance dos partidos com assento parlamentar, e dos seus líderes, nas redes sociais X, Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok e Threads.
De acordo com os dados da análise, mesmo retirando o Chega da equação, os partidos da direita democrática (AD e IL) atingem uma média de 540 interações, continuando com uma vantagem confortável sobre PS, BE, CDU, Livre e PAN, que se ficam pelas 354 interações de média. Se a estes valores se somarem as páginas do Chega, as interações sobem para 1.026 do lado da direita.
André Ventura lidera interações no Instagram e no TikTok
André Ventura é o político que, de longe, mais interações conquista no Instagram e no TikTok, aponta a LLYC. É ainda notado pela empresa que, nesta última rede social, não tem concorrência que lhe chegue perto, até porque vários políticos não têm ainda conta por lá.
O líder do Chega é, também, o candidato com mais seguidores nestas duas plataformas, com vantagem larga sobre os restantes candidatos. O forte contributo do presidente do partido da direita radical permite que a média do total de interações dos líderes de direita nas redes sociais seja seis vezes superior à média de interações dos líderes de esquerda.
Quando a análise é feita tendo por base valores relativos, aquilo que a LLYC define como “taxa de interação”, ou seja, o número de interações a dividir pelo número de seguidores nestas plataformas, Luís Montenegro é quem mais se destaca no Instagram (7,48%), ao passo que Inês Sousa Real é quem sobressai no TikTok.
André Ventura sai penalizado quando avaliado este critério: publica muitíssimo mais do que os opositores, mas tem uma taxa de engagement que é a mais baixa quer no caso do Instagram (2,78%), quer no caso do TikTok (5,48%). Ou seja, consegue um número de interações acumulado superior, devido ao volume de publicações, mas tem menos interações dos seguidores em cada publicação.
Em sentido contrário fica a líder do PAN, que no TikTok faz um terço das publicações do candidato do Chega, mas recebe reação de 10,16% dos seus seguidores em cada uma delas.
O PCP é o partido que mais publica nestas duas redes sociais, mas também aquele que mais tem dificuldades em obter reações por parte dos seguidores: no TikTok tem uma taxa de engagement de 0,03% e no Instagram não vai além de 2,43%.
Atualizado às 11h27, com percentagens relativas às taxas de engagement.