Exclusivo

Política

“Estou noutro plano”, Marcelo afasta-se de Bolsonaro. E Santos Silva elogia Marcelo: “O discurso do Presidente foi notabilíssimo”

Apontado como um potencial candidato à Presidência da República nas próximas eleições, Augusto Santos Silva, reconheceu esta quinta-feira o mérito da comunicação feita pelo atual chefe de Estado no Congresso brasileiro. E o atual Presidente voltou a remeter Jair Bolsonaro para a sua ausência

O Presidente português foi aplaudido no Congresso brasileiro
MANUEL DE ALMEIDA

À entrada do avião que o levaria de Brasília para o Rio de Janeiro, onde esta sexta-feira completa a viagem para a celebração do bicentenário da independência do Brasil, Marcelo Rebelo de Sousa, o mais alto representante de Portugal, foi questionado pelo Expresso sobre a desconsideração de Jair Bolsonaro ao faltar a sessão solene. Bem humorado, foi sucinto: “Eu estou noutro plano, no plano das relações entre os povos, entre os dois países. Relações que com o Brasil são estruturais.”

A cerimónia no Congresso brasileiro, na quinta-feira, foi a forma de Marcelo Rebelo de Sousa de distanciar do plano de Bolsonaro e da participação no desfile-comício do Presidente-candidato. Presente nessa plenário do Congresso brasileiro esta quinta-feira para assistir à sessão solene dedicada à celebração dos 200 anos da independência do Brasil, Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, gostou do que ouviu. Disse ao Expresso e à agência Lusa que o discurso de Marcelo rebelo de Sousa, a quem coube encerrar o evento, foi “notabilíssimo”.