O Presidente da República recebe esta quarta-feira o presidente da Assembleia da República, para um almoço no Palácio de Belém. Um encontro que acontecerá dois dias antes da audiência do líder do Chega com Marcelo Rebelo de Sousa.
O almoço está marcado para as 13h, segundo a agenda do Chefe de Estado. Entre outros assuntos, deverão ser abordadas as queixas do Chega sobre a atuação de Augusto Santos Silva no Parlamento.
Depois de terem sido rejeitados dois debates e três projetos, o partido de André Ventura acusa o presidente da AR de "falta de isenção e independência". Uma queixa que surge depois de um momento de tensão, na sexta-feira passada, a propósito da revisão da lei de estrangeiros, que motivou a saída em bloco dos deputados do parlamento.
Entretanto, o presidente do Parlamento remeteu na terça-feira para a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias o projeto de resolução do Chega, que recomenda uma censura à sua atuação enquanto presidente da AR. Face a "dúvidas muito complexas", Santos Silva solicitou um parecer àquela comissão sobre a adequação do ponto de "vista constitucional e regimental" do projeto, antes de se decidir a admissão ou não da iniciativa.
O despacho está a ser interpretado pelo Chega como um "novo veto" de Santos Silva e, segundo já adiantou o partido em comunicado, será "mais um tema a acrescentar à lista que o líder do partido levará à audiência extraordinária com o Presidente da República".
A audiência de André Ventura está agendada para as 15h30 da próxima sexta-feira em Belém.