Exclusivo

Política

Partidos disponíveis para discutir homenagem a Eunice Muñoz. Honras de Panteão só daqui a 20 anos

Iniciativa do presidente da Assembleia da República, voto de pesar pela morte da atriz será votado na sexta-feira em plenário. Enquanto não for possível decidir eventuais Honras de Panteão, comissão parlamentar de Cultura vai discutir outras homenagens

TIAGO MIRANDA

Três dias antes das cerimónias fúnebres de Eunice Muñoz, o Presidente da República anunciou que iria decretar luto nacional, mas remeteu para o Parlamento eventuais honras de Panteão Nacional. A decisão cabe efetivamente à Assembleia da República (AR), mas só poderá ser tomada daqui a 20 anos.

Já na próxima sexta-feira será votado um voto de pesar proposto por Augusto Santos Silva e subscrito por todos os partidos com assento parlamentar. Com os partidos abertos a discutir outras formas de homenagem à atriz, este deverá ser um dos primeiros pontos a definir pela comissão parlamentar da Cultura, avançou ao Expresso o presidente.

"Irei com toda tranquilidade começar a ouvir os coordenadores dos diferentes grupos parlamentares sobre a homenagem que podemos fazer a Eunice Muñoz e a melhor forma de o fazermos. Sem pressas, porque este é o momento de nos despedirmos e homenagearmos o enorme legado que Eunice Muñoz nos deixa e de aplaudirmos esse legado", afirma o socialista Luís Graça.