Exclusivo

Política

Eleições autárquicas não serão adiadas. PS e BE, pelo menos, votam contra

Proposta do PSD vai ser discutida no Parlamento dia 25 e PSD admite adiar votação para fazer alterações cirúrgicas ao diploma. Em todo o caso, nem PS nem Bloco de Esquerda compram a ideia. CDS, PCP e PAN também torcem o nariz. Sem maioria, nada feito. Autárquicas serão mesmo entre 22 de setembro e 14 de outubro.

O presidente do PSD, Rui Rio, numa discussão no Parlamento
ANTÓNIO COTRIM

Os socialistas são frontalmente contra a ideia de adiar as eleições autárquicas e por isso mesmo vão votar contra o projeto do PSD que pretende adiar por dois meses aquele sufrágio. O projeto de lei do PSD vai ser discutido no Parlamento no próximo dia 25 de março, e também o Bloco de Esquerda já tomou a decisão de votar contra. Mesmo que o diploma desça à especialidade sem votação, como chegou a sugerir Rui Rio para poder afinar um detalhe do projeto, não há hipótese de passar.

Vários foram os dirigentes partidários, sobretudo do lado do PS, que torceram o nariz à ideia logo em meados de fevereiro, quando Rui Rio apresentou a proposta. O Bloco de Esquerda, na altura, não se chegou a pronunciar, remetendo essa apreciação para depois da conferência autárquica, que teve no final do mês. A resposta chegaria entretanto: "A conclusão da conferência autárquica do Bloco é a de que não existe pertinência no debate lançado pelo PSD, pelo que não acompanhamos a iniciativa", disse ao Expresso fonte do partido.