O mandato de Carlos Costa como governador do Banco de Portugal termina a 7 de julho, por isso António Costa tem de tomar uma decisão em breve. Até ao final de junho, o primeiro-ministro irá auscultar os partidos, o novo ministro das Finanças, João Leão, e o atual governador sobre a nomeação, avança o “Jornal Económico” esta sexta-feira.
O objetivo de António Costa é tomar uma decisão depois da votação global final do Orçamentos Suplementar, a 3 de julho, adiantou fonte próxima do processo.
De acordo com a mesma fonte, a ideia é que Carlos Costa não se mantenha mais uns meses em funções e que a designação do novo governador consiga ser feita antes do Parlamento suspender os trabalhos no final de julho.
Luís Máximo dos Santos, vice-governador do BdP, e Mário Centeno, ex-ministro das Finanças, são os dois principais nomes na corrida ao lugar que Carlos Costa irá deixar vago.
“Quanto à governação do Banco de Portugal, terei oportunidade no futuro de discutir o assunto com o próximo ministro das Finanças, proceder à audição dos partidos políticos, conversar com o próprio governador”, disse António Costa, no dia em que anunciou a saída de Mário Centeno do Governo.