A liderança da bancada parlamentar do CDS estará nos próximos tempos a cargo de Cecília Meireles. A deputada, especialista em temas relacionados com Finanças, terá sido a escolhida para suceder a Nuno Magalhães, que desempenhou a função durante oito anos.
A notícia, avançada pela TSF e confirmada pelo Expresso, esteve por comprovar até à tarde desta quarta-feira, quando os deputados do CDS se reuniram e o nome da deputada foi indicado forma "pacífica". A dúvida ficava entre escolher Cecília Meireles ou Telmo Correia, outro deputado experiente (neste caso, já com o cargo de líder de bancada no currículo). Fora de uma corrida em que há uns meses era dado como certo ficou João Almeida, que corre agora noutra pista: neste momento prepara uma moção de estratégia para levar ao congresso do partido e pondera candidatar-se à sucessão de Assunção Cristas, deixando assim de lado a liderança da bancada.
Cecília Meireles não terá assim uma tarefa fácil: o grupo parlamentar ficou, nas eleições de outubro, reduzido a mínimos - passou de dezoito para cinco deputados - e será necessário reorganizá-lo, distribuindo os parlamentares pelas comissões em que o partido decidir apostar e preterindo outras, dada a falta de recursos para cobrir todas as áreas.
Este não é, aliás, visto no grupo parlamentar como um mandato garantidamente longo: tudo dependerá do próximo líder do partido, que será eleito no congresso já marcado para 25 e 26 de janeiro. Até lá, no entanto, a líder parlamentar terá um papel preponderante na vida do partido, com um arranque de legislatura e as discussões do programa do Governo ou do Orçamento do Estado pela frente.
A votação para confirmar a escolha de Cecília acontece esta sexta-feira, dia de tomada de posse da nova Assembleia da República (e da eleição do próprio presidente da AR).