O dia das eleições autárquicas chegou e, com ele, as dúvidas de muitos cidadãos sobre os procedimentos para votar, desde o local onde o devem fazer às burocracias que é preciso ter em ordem. É muito simples esclarecer estas questões, seja pela internet ou por SMS. Aqui pode ler um curto guia para perceber o que fazer neste domingo, dia de ir às urnas:
Como saber o seu número de eleitor
Para votar, não precisa de ter o seu cartão de eleitor na mão, mas apenas de saber qual o seu número de eleitor. Essa informação está disponível online, em http://www.recenseamento.mai.gov.pt, ou através de SMS gratuito para o 3838. Só tem de escrever "RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento=aaaammdd”. Também pode perguntar o seu número na sua junta de freguesia.
Como saber onde voto
Com a SMS para 3838 que já foi referida, também ficará a saber o local onde se deve dirigir para votar. Em alternativa, pode consultar o edital afixado na sua junta de freguesia e câmara municipal. Na internet, poderá fazê-lo na página da Comissão Nacional de Eleições, inserindo, na opção "ONDE VOTO?", o concelho ou freguesia onde está recenseado (clique aqui).
A partir de que horas pode votar?
Pode dirigir-se à sua mesa de voto entre as 8h e as 19h deste domingo. Depois desta hora, conforme esclarece o site da Comissão Nacional de Eleições, só poderão votar "os eleitores que se encontrem dentro da assembleia de voto".
Documentos necessários para votar
Para votar só precisa de ter consigo o Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou "qualquer outro documento oficial que contenha a sua fotografia atualizada", como o passaporte ou a carta de condução. A Comissão Nacional de Eleições considera "recomendável" levar o cartão de eleitor ou a certidão de eleitor, caso os tenha, mas se não os tiver pode, seguindo as instruções acima, indicar o seu número de eleitor