Para a Geração Z e para a Geração Alpha, que abrangem os utilizadores e cidadãos com menos de 30 anos, três meses na internet são uma eternidade. Em junho, quando o episódio d'O Futuro do Futuro entrevistou Ana Marta Flores, é provável que tenhamos chegado a tempo dos pais, tios e avós, mas já não dos filhos e netos. Ainda assim, quisemos responder: afinal o que é italian brainrot? E quem são estas personagens com nomes esquisitos como Tralalero Tralala, Ballerina Cappuccina e Bombardino Crocodillo?
A investigadora explica que o facto de estas personagens sem sentido, criadas na internet e, de certa forma, surrealistas, serem completamente desconhecidas dos mais velhos é um dos fatores que as faz serem tão populares. Depois, quando entram no “mainstream” perdem o interesse e, pecado dos pecados, podem mesmo acabar por se tornar cringe.
“Os primeiros sinais que apareceram foi mesmo no início deste ano. Portanto, acho que o italian brainrot ainda tem um tempo, mas se ele for muito capturado ou referenciado nos grandes media, a sua tendência vai ser perder força”, refere.
Os memes como código
“O meme tornou-se uma moda de troca, porque basicamente mostra de uma maneira, talvez mais leve, um posicionamento. Acaba por ser um espécie de quase um hieróglifo moderno. E podemos falar também dos emojis, às vezes os mais jovens têm dificuldade em escrever alguma coisa e mandam só um emoji", sublinha. Esta especialista dá como exemplo aquilo que é retratado na série ”Adolescência", em que emojis são usados para ocultar mensagens e significados: “o meme, como o emoji, pode ser um código; que muitas vezes pode parecer uma coisa mas é outra”.
“Essa questão de ter de desvendar também faz dele, digamos, um selo muito mais popular”, aponta Ana Marta Flores.
Saiba mais sobre estes e outros personagens e significados escondidos neste episódio d'O Futuro do Futuro, pode ainda subscrever o podcast nas suas plataformas preferidas ou ouvir de novo os episódios da quinta temporada nos sites do Expresso, da SIC e da SIC Notícias. Caso tenha sugestões de temas para uma nova temporada, deixe-nos um comentário ou envie-nos e-mail para pmcoelho@expresso.impresa.pt.