Ocupa desde 2021 a cadeira do líder na consultora KPMG em território nacional, onde chegou ainda júnior depois de uma passagem pela Jerónimo Martins. Mas quem acompanhou a sua jornada não tem dúvidas de que o perfil de liderança de Vítor Ribeirinho, atual CEO da KPMG Portugal, já lá estava aos 15 anos quando se tornou uma espécie de CEO do negócio do pai, um salão de cabeleireiro perto de Leiria.
Natural da Marinha Grande, Vítor Ribeirinho começou cedo a ajudar o pai no negócio da família. As condições eram poucas para contratar funcionários e Vítor foi chamado a fazer a sua parte. Aos 15 anos passou a estudar à noite e a trabalhar durante o dia. “Não era o momento que eu sonhava ter com 15 anos. Saia do trabalho às seis da tarde e ia para a escola. E os meus colegas não tinham 15 anos, tinham 40”, recorda.
Mas aquilo que via como um constrangimento acabou por se revelar o seu maior trunfo. “Deu-me uma maturidade absolutamente extraordinária” que, recorda, lhe deu, mais tarde, a possibilidade de se destacar entre pares à chegada à KPMG e ter "muito cedo a possibilidade de ser reconhecido por essa experiência, por essa maturidade e, sobretudo, por essa vontade".
A grande ambição de Vítor era ganhar mundo, alargar horizontes além da Marinha Grande. À distância de várias décadas garante que a KPMG lhe deu isso. E recorda com graça que a primeira vez que saiu de Portugal e andou de avião foi um ano depois de ter chegado à consultora, quando integrou um projeto em Angola.
Até lá chegar o caminho foi de muito foco e determinação para Vítor Ribeirinho. Decidido a não defraudar o sacrifício dos pais que, apesar dos parcos recursos, o mandaram estudar para Lisboa, Vítor não tem dúvidas de que deve o percurso que construiu ao rigor com que geriu a sua vida académica. “Tive de ser muito rigoroso porque sabia que não tinha muitas oportunidades. Sabia que não podia falhar. E isso não faz de mim infalível, mas fez mim uma pessoa organizada, metódica naquilo que faço e exigente".
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios aqui.