Chegar à direção-executiva da SIBS foi o culminar de um percurso que se iniciou na consultoria. Licenciada em Matemáticas Aplicadas, Madalena Cascais Tomé combina ainda formação em Estatísticas e Marketing Research, formação executiva em Direção pelo Insead e em Liderança pela Harvard Business School. E a lista não deverá ficar por aqui, pois se há coisa que a CEO da SIBS valoriza é a aprendizagem ao longo da vida.
Com uma carreira iniciada na consultoria, na então Andersen Consulting, Madalena passou ainda pela McKinsey antes de dar o salto para o mundo corporativo. Fora do universo da consultoria, assumiu funções de liderança no Grupo Portugal Telecom, antes de integrar a equipa da SIBS, em 2015, sucedendo no cargo a Vítor Bento que passou a chairman da instituição financeira.
Focada na carreira e na progressão - uma esfera da sua vida a que atribuir particular importância - Madalena admite que “há trabalho a fazer para apoiar as mulheres na carreira”. Fala num atraso notório face a outros países em matéria de apoios e na rede social que é disponibilizada às famílias - desde as creches às escolas - e que é urgente melhorar.
Reconhecendo que desde muito cedo transmitiu aos filhos a importância que atribui à sua vida profissional, para que eles se revejam no exemplo e percebam que “podem ser o que quiserem” se trabalharem para isso, Madalena admite que é preciso alguma cautela quando se coloca socialmente o foco na progressão e no sucesso profissional.
A promoção da igualdade, defende, também passa por admitir que a carreira não tem de ser importante para todas as pessoas, homens ou mulheres. “Forçar uma mulher a ter uma carreira e a progredir na sua, se essa não for a sua vontade, pode não ser o caminho certo”, diz.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios aqui.