O CEO é o limite em Podcast

Helena Freitas, CEO da Sanofi Portugal: "Tive a benção de estar em empresas onde promover mulheres em licença de maternidade é normal"

Chegou à indústria farmacêutica porque se enganou a enviar um currículo, mas “as oportunidades não se desperdiçam”. E a partir dai, todo o seu percurso foi construído a contrariar a norma: foi nomeada para dois dos cargos mais decisivos da sua carreira enquanto estava grávida e a gozar licença de maternidade. Helena Freitas, CEO da Sanofi Portugal, é a convidada desta semana do podcast “O CEO é o limite”

Economista de formação, Helena Freitas nunca foi de fechar portas. O seu primeiro emprego foi na área da consultoria, na Ernst & Young, onde esteve três anos, chegando a integrar projetos em Moçambique. Quando quis mudar de emprego enganou-se na cadidatura e acabou a ser chamada para uma entrevista numa área de que não gosta particularmente, a Banca.

Desse momento recorda a pergunta fatídica do recrutador: “então Helena, porque é que quer trabalhar na Banca?”. Respondeu com honestidade. “Eu não quero trabalhar na Banca, enganei-me a enviar o currículo e não pude voltar atrás, mas achei que devia vir à entrevista”, disse. E marcou pontos. Saiu de um entrevista para uma vaga na banca, com um emprego temporário na indústria farmacêutica, na norte-americana Bristol Myers. Ao fim de um mês a vaga tornou-se permanente.

Helena Freitas, diretora-geral da Sanofi Portugal, durante a gravação do podcast "O CEO é o limite"
José Fernandes

Rendeu-se ao sector e ficou, durante 12 anos, somando sucessivos cargos de responsabilidade em áreas como a financeira, o marketing ou o acesso aos mercados, função para a qual foi promovida enquanto gozava a licença de maternidade da sua primeira filha.

Em 2016 chega à Sanofi. A primeira prova de fogo acontece em 2020. Tinha acabado de assumir a direção da área de vacinas na farmacêutica francesa em fevereiro desse ano, quando a pandemia de covid-19 coloca todo o sector sob pressão e a área das vacinas no centro do furacão.

Os planos para casar ficam congelados enquanto a carreira acelera até ao topo. A responsabilidade pela área de vacinas viria a ser o passaporte de Helena para o cargo que hoje ocupa: a direção executiva da Sanofi Portugal. A farmacêutica reconheceu-lhe o mérito e promoveu-a a líder da operação nacional. Estava grávida do segundo filho quando aceitou o cargo. Assumiu funções no regresso da licenca de maternidade. “Tive a sorte e a benção de estar em empresas onde promover mulheres em licença de maternidade é normal, é fazível”, aponta.

Mário Henriques

O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios aqui.

O CEO é o limite em Podcast