Depois dos 18 episódios semanais da primeira temporada, em que andámos por vários pontos do globo a explicar as implicações do conflito na Ucrânia, esta temporada, iniciada em outubro, percorreu ao longo de 34 episódios os grandes acontecimentos do conflito no Leste da Europa, sempre com a ajuda da análise de Sandra Fernandes e Lívia Franco.
Esta semana, o Bloco de Leste chega ao final da segunda temporada, com a participação de Lívia Franco e Sandra Fernandes… e um convidado muito especial: o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. Que aqui fala do golpe de Prigozhin e dos assombrosos acontecimentos dos últimos dias, dos riscos que enfrentamos e do papel de Portugal no apoio à Ucrânia e na forma como encara o futuro da União Europeia e da NATO.
João Gomes Cravinho, cujo papel passa muito por encontros com responsáveis de países europeus, garante ainda que, apesar das notícias em Portugal, lá fora não se anda a falar do desejo de ver António Costa a ocupar um cargo europeu.
As conversas de corredores nesta altura centram-se muito mais em perceber-se quem poderá ser o sucessor de Stoltenberg na liderança da NATO (que tem uma cimeira muito relevante no próximo mês)
Este é o podcast semanal do Expresso dedicado à guerra na Ucrânia. Aqui, todas as semanas olhamos para o que de mais relevante se está a passar no conflito no Leste da Europa.
Procuramos ir além da espuma dos dias e ajudar os nossos ouvintes a navegar no nevoeiro da informação que nos chega em permanência sobre a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial.
Nesta temporada do Bloco de Leste conto com a ajuda de duas das maiores especialistas nesse conflito, que nos habituámos a ler, ver e ouvir ao longo deste tempo. Elas são a Lívia Franco e a Sandra Fernandes, ambas investigadoras e professoras universitárias. Ouça aqui mais episódios: