Bloco de Leste

Entrevista a João Gomes Cravinho: “Putin foi claramente humilhado. Isto não se encena”

Na semana do golpe de Prigozhin e da resposta de Putin, o Bloco de Leste conta com o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, como convidado especial. O chefe da diplomacia nacional fala dos acontecimentos assombrosos dos últimos dias, da fragilização do líder russo, da resposta europeia e da necessidade de se manter todo o apoio à Ucrânia, durante o tempo que for preciso. Confessa ainda não acreditar que a guerra termine antes de 2024. “Isto pode durar”, afirma.

Depois dos 18 episódios semanais da primeira temporada, em que andámos por vários pontos do globo a explicar as implicações do conflito na Ucrânia, esta temporada, iniciada em outubro, percorreu ao longo de 34 episódios os grandes acontecimentos do conflito no Leste da Europa, sempre com a ajuda da análise de Sandra Fernandes e Lívia Franco.

Esta semana, o Bloco de Leste chega ao final da segunda temporada, com a participação de Lívia Franco e Sandra Fernandes… e um convidado muito especial: o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. Que aqui fala do golpe de Prigozhin e dos assombrosos acontecimentos dos últimos dias, dos riscos que enfrentamos e do papel de Portugal no apoio à Ucrânia e na forma como encara o futuro da União Europeia e da NATO.

João Gomes Cravinho, no estúdio de podcasts do Expresso, com o diretor-adjunto do jornal Martim Silva e as comentadoras residentes do Bloco de Leste Lívia Franco, em estúdio, e Sandra Fernandes, que entrou por via remota
NUNO FOX

João Gomes Cravinho, cujo papel passa muito por encontros com responsáveis de países europeus, garante ainda que, apesar das notícias em Portugal, lá fora não se anda a falar do desejo de ver António Costa a ocupar um cargo europeu.

As conversas de corredores nesta altura centram-se muito mais em perceber-se quem poderá ser o sucessor de Stoltenberg na liderança da NATO (que tem uma cimeira muito relevante no próximo mês)

Este é o podcast semanal do Expresso dedicado à guerra na Ucrânia. Aqui, todas as semanas olhamos para o que de mais relevante se está a passar no conflito no Leste da Europa.

Procuramos ir além da espuma dos dias e ajudar os nossos ouvintes a navegar no nevoeiro da informação que nos chega em permanência sobre a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial.

Nesta temporada do Bloco de Leste conto com a ajuda de duas das maiores especialistas nesse conflito, que nos habituámos a ler, ver e ouvir ao longo deste tempo. Elas são a Lívia Franco e a Sandra Fernandes, ambas investigadoras e professoras universitárias. Ouça aqui mais episódios: