Bloco de Leste

Contraofensiva? "Temos que ser cautelosos, os russos tiveram muito tempo para se entrincheirar"

Esta semana, no episódio do Bloco de Leste, olhamos para a sucessão de acontecimentos dos últimos dias, que indiciam que a contraofensiva ucraniana pode já estar no terreno. Está mesmo? E o que significa isso? A conversa é com Lívia Franco, da Universidade Católica. Uma nota adicional: A comentadora residente do Bloco de Leste vai apresentar esta quarta-feira na Feira do Livro de Lisboa a sua mais recente obra “Uma Família Monárquica na Guerra da República”. Fica a sugestão de leitura

Há notícias dando conta de ataques ucranianos em várias frentes. Será que isto quer dizer que é a contraofensiva que está em curso? É com esta pergunta que abre este episódio de Bloco de Leste, com Lívia Franco, da Universidade Católica.

A professora e investigadora olha para o significado destes avanços ucranianos e para o que podemos esperar da resposta russa ao longo de mais de mil quilómetros de linha da frente. Aqui fala-se de Belgorod, de drones, de Bakhmut, da barragem destruída, do Grupo Wagner e da contestação russa a Putin.

Este é o podcast semanal do Expresso dedicado à guerra na Ucrânia. Aqui, todas as semanas olhamos para o que de mais relevante se está a passar no conflito no Leste da Europa.

Procuramos ir além da espuma dos dias e ajudar os nossos ouvintes a navegar no nevoeiro da informação que nos chega em permanência sobre a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial.

Nesta nova temporada do Bloco de Leste conto com a ajuda de duas das maiores especialistas nesse conflito, que nos habituámos a ler, ver e ouvir ao longo deste tempo. Elas são a Lívia Franco e a Sandra Fernandes, ambas investigadoras e professoras universitárias. Ouça aqui mais episódios: