Bloco de Leste

"Ninguém quer ver um caça F16 norte-americano cair dentro da Rússia"

A guerra de drones, o nervosismo da Rússia, a contraofensiva ucraniana, o envio de F16 para a Ucrânia… e ainda a vitória de Erdogan nas presidenciais na Turquia e como isso vai ajudar na adesão da Suécia à NATO. É sobre isto e muito mais que falamos no episódio desta semana do podcast Bloco de Leste, numa conversa com Sandra Fernandes, da Universidade do Minho. Se tiver sugestões de temas ou perguntas para o Bloco de Leste, pode enviá-las para mgssilva@expresso.impresa.pt

Os últimos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia, com particular enfoque no significado da utilização cada vez mais recorrente de drones por parte da Rússia, drones esses comprados no Irão, é o primeiro dos temas abordados neste episódio do Bloco de Leste, com a comentadora residente do podcast Sandra Fernandes.

O episódio desta semana olha ainda para o “nervosismo” que os russos revelam perante os sinais da contraofensiva ucraniana. Embora esta, por agora, não passe de “picadas de insectos”, sendo decisivo que mais para a frente consiga quebrar as barreiras defensivas ucranianas. Sob pena de ser o próprio apoio ocidental que fica em causa.

Falamos ainda da chegada dos F16 ocidentais à Ucrânia, e no que isso pode representar de escalada do conflito.

E também da recente vitória de Erdogan na Turquia, com Sandra Fernandes a explicar que pode estar aberta a porta para a adesão da Suécia à NATO, que até aqui estava a ser bloqueada pelo líder turco.

Este é o podcast semanal do Expresso dedicado à guerra na Ucrânia. Aqui, todas as semanas olhamos para o que de mais relevante se está a passar no conflito no Leste da Europa.

Procuramos ir além da espuma dos dias e ajudar os nossos ouvintes a navegar no nevoeiro da informação que nos chega em permanência sobre a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial.

Nesta nova temporada do Bloco de Leste conto com a ajuda de duas das maiores especialistas nesse conflito, que nos habituámos a ler, ver e ouvir ao longo deste tempo. Elas são a Lívia Franco e a Sandra Fernandes, ambas investigadoras e professoras universitárias. Ouça aqui mais episódios: