Bloco de Leste

Polónia: “Este é um momento decisivo da História e os polacos estão do lado moralmente correto”

Um dos mais martirizados países europeus, sucessivamente dividido, invadido e espezinhado em guerras ao longo da História. Um dos mais importantes países do Leste europeu e atualmente perfeitamente integrado na União Europeia e na NATO. E um dos países que mais rapidamente, e de forma mais assertiva, se colocou ao lado da Ucrânia nesta guerra - ao lado da Ucrânia e contra a Rússia e contra Putin. O que está a acontecer na Polónia e porque é relevante falarmos dela? Uma conversa com o especialista em assuntos internacionais Henrique Burnay

"Qual é o Estado membro que tem liderado a resposta europeia à guerra na Ucrânia? A Polónia. É o pais que tem sido mais exigente e isso deu-lhe uma legitimidade que faz desaparecer todas as críticas quanto ao rumo da Polónia dos últimos anos". É desta forma assertiva e clara que Henrique Burnay, consultor em assuntos europeus, especialista em temas internacionais e colunista regular do Expresso online olha para a posição polaca neste conflito.

Neste episódio do Bloco de Leste, realça-se o papel polaco, substituindo-se quase à tradicional liderança alemã: "A Polónia percebe que o que se está a passar com a Ucrânia poderia estar a passar-se com eles. Por isso mesmo, tem sido o país que mais tem tentado puxar a Ucrânia para o Ocidente e para a União Europeia.

Para Henrique Burnay este é um momento decisivo da História. Da nossa história. Esta guerra marca um antes e um depois. "E a Polónia está do lado moralmente correto nesta crise", afirma.

A guerra é na Ucrânia, mas os efeitos fazem sentir-se em muitos outros países. O novo podcast do Expresso olha para Leste: da Polónia ao Cazaquistão, do Báltico à China. Todas as semanas um episódio dedicado a um país. Bloco de Leste é um projeto de Martim Silva, diretor-adjunto do Expresso.

Ouça mais episódios: