Bloco de Leste

Cazaquistão: a "espargata" de um país entalado entre a Rússia e a China

O Cazaquistão é o maior dos países de uma região asiática composta por várias antigas repúblicas soviéticas, que incluem o Quirgustão, o Tajiquistão, o Turquemenistão e o Uzbequistão. Esta é uma zona de forte influência russa. Se só ouviu falar do Cazaquistão por causa do personagem Borat, criado pelo humorista britânico Sacha Baron Cohen, este é o momento certo para ficar a saber um pouco mais sobre o 9º maior país do planeta… e o maior sem acesso ao mar (é maior que a Europa Ocidental, por exemplo). Uma conversa com o professor e investigador Daniel Pinéu. Ele é especialista em Relações Internacional, professor e investigador na Universidade de Amesterdão

Porque é importante olharmos para o Cazaquistão e para a Ásia Central quando falamos deste conflito?
"Estamos a assistir a uma reordenação internacional, com confrontos pela nova hegemonia. E a Ásia Central é importantíssima do ponto de vista energético e vai continuar a sê-lo", explica Daniel Pinéu. Uma conversa sobre geopolítica, sobre a luta entre a Rússia e a China e o bloco ocidental, sobre energia, sobre a nova rota da seda da China, e sobre a procura de influência pela Turquia. Ficamos também a perceber melhor os passos de liberalização, democratização e as tentativas de afastamento da Rússia que estão a acontecer no Cazaquistão.

A guerra é na Ucrânia, mas os efeitos fazem sentir-se em muitos outros países. O novo podcast do Expresso olha para Leste: da Polónia ao Cazaquistão, do Báltico à China. Todas as semanas um episódio dedicado a um país. Bloco de Leste é um projeto de Martim Silva, diretor-adjunto do Expresso. Ouça aqui mais episódios: