Orçamento do Estado

Orçamento. Na pasta do Desporto estão o PRR e um acrónimo: SUAVA

Na proposta de Governo constam 43,1 milhões de euros que servirão para "afirmar Portugal no contexto desportivo internacional e colocar o País no lote das 15 nações europeias com cidadãos fisicamente mais ativos". Como? Com o Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa financiado pelo PRR

NurPhoto

Na proposta de Orçamento do Estado para 2022, a rubrica "Desporto" tem associada uma despesa de 43,1 milhões de euros que servirá - defende o Governo - para "afirmar Portugal no contexto desportivo internacional [...] e colocar o País no lote das 15 nações europeias com cidadãos fisicamente mais ativos, reconhecendo a atividade física e desportiva na saúde e na qualidade de vida dos cidadãos, particularmente nesta fase de recuperação da pandemia".

Dito isto, a grande novidade que chega num acrónimo: SUAVA, o Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa "financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, que tem como ambição generalizar o conhecimento e a prática regular da atividade física".

Como será operacionalizado? Através de campanhas nacionais, uma "plataforma tecnológica" e o "alargamento do Desporto Escolar à comunidade".