As PME’s em Portugal estão num ponto de viragem. A necessidade de se digitalizarem, responderem a exigências crescentes de sustentabilidade e atraírem talento qualificado cria uma janela de oportunidade sem precedentes.
O conceito de Produtividade Sustentável surge como uma abordagem para equilibrar e integrar três pilares essenciais: Sustentabilidade, Tecnologia e Bem-estar dos Colaboradores.
Quando esses pilares são integrados, cria-se um sistema autossustentável que aumenta a eficiência e promove a inovação, tornando as empresas mais resilientes e com uma reputação mais sólida.
Se a produtividade tem sido um desafio para as empresas portuguesas, a Produtividade Sustentável pode oferecer uma resposta transformadora. Ao investir em tecnologias digitais que automatizam processos, melhoram a eficiência e reduzem o desperdício, é possível aumentar o desempenho. Integrar práticas sustentáveis posiciona as empresas como responsáveis e comprometidas com o futuro, atraindo clientes e fomentando uma cultura de propósito atrativa para o melhor talento. Ao mesmo tempo, priorizar o bem-estar físico e mental dos colaboradores garante equipas motivadas, criativas e capazes de inovar.
Hoje, a competitividade das empresas reflete-se na sua capacidade de gerar impacto positivo e oferecer um propósito claro. As empresas que integram a transformação digital com práticas de sustentabilidade e foco no bem-estar dos seus colaboradores estarão muito mais preparadas para um mercado onde clientes, investidores e colaboradores exigem, para além de produtos e serviços, impactos positivos.
Em Portugal, investir na Produtividade Sustentável é uma oportunidade única. O país beneficia de uma infraestrutura de energias renováveis, de um sistema digital avançado e de uma imagem de qualidade de vida, todos fatores que podem constituir vantagens para que as PME’s liderem a transição para uma economia de baixo carbono, competitiva e humana, estabelecendo uma base sólida para o crescimento a longo prazo.
As empresas que adotarem este modelo estarão a construir a prazo negócios lucrativos, conscientes e inspiradores, que elevam o padrão de qualidade dos produtos e serviços nacionais. Em simultâneo, contribuirão para fortalecer a reputação de Portugal como um país inovador, comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida, o que atrairá mais investimento e dará às nossas empresas mais capacidade de operar nos mercados globais.
Para que este modelo seja implementado com sucesso, é essencial que as PME’s invistam em lideranças preparadas e motivadas para abraçar esta transformação. A aposta dos gestores na sua capacitação para implementar, estrategicamente, os pilares da Produtividade Sustentável, redesenhar negócios com novas tecnologias e referenciais ESG e gerir talento cada vez mais qualificado será fundamental para fazer acontecer esta mudança e responder de forma resiliente ao futuro.
Este texto integra a Voice Leadership Iniciative