Este ano, a noite mais aguardada dos Santos Populares em Lisboa será diferente, entre greves, encerramentos antecipados e reforços pontuais, o habitual reforço nos transportes públicos dá lugar a um verdadeiro desafio, para quem quer celebrar o Santo António. Consulte aqui o guia para saber como chegar aos Santos Populares.
Metropolitano de Lisboa encerra mais cedo
O Metropolitano de Lisboa (Metro) nesta quinta-feira, encerrará às 20h. Devido à realização de um plenário de trabalhadores com início às 21h15 e com duração prevista até às 2h30 da manhã, de acordo com um comunicado de imprensa da empresa .
Greve na Carris
A partir das 18h e até às 8h da manhã, a Carris tornar-se-á gratuita, tentando assim minorar os efeitos do plenário do Metropolitano de Lisboa.
Serão garantidos apenas os serviços mínimos, a 50%, em alguns percursos: 703, 708, 717, 726, 735, 736, 738, 751, 755, 758, 760, 767.
Reforço dos Comboios Suburbanos
Para tranquilizar os utentes face aos constrangimentos nos transportes públicos, os Comboios de Portugal (CP, vão dar reforço nas linhas como:
- Na Linha de Sintra, no sentido Rossio–Sintra, haverá comboios às 1h30, 2h00, 2h30, 3h00, 3h30, 4h00, 4h30, 5h00 e 5h30.
- Na Linha de Cascais, com partidas do Cais do Sodré para Cascais, os horários são às 2h30, 3h30 e 4h30.
- Na Linha da Azambuja, os comboios partem de Santa Apolónia às 1h30 e 3h30.
As obras que estão a decorrer serão suspensas, durante a noite para garantir um serviço fluído e retomam apenas sexta-feira, às 21h50.
Serviços excepcionais
A Fertagus é um serviço ferroviário, que vai disponibilizar partidas de Roma-Areeiro às 00h53 (para Setúbal) e às 1h23 (para Coina), que reforça a ligação à Margem Sul.
Nos transportes fluviais, a Transtejo Soflusa assegura partidas às 2h00 e 5h00 com destino ao Montijo, Seixal e Barreiro.
Cortes no trânsito
Se quiser levar o seu veículo
Devido às Marchas Populares, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que a partir das 18h haverá:
Corte total do trânsito entre o Marquês de Pombal, as avenidas António Augusto de Aguiar, Fontes Pereira de Melo e a Rua Braamcamp.
Isolamento total da Rua Braamcamp e da Rua Duque de Palmela.
Encerramento do tráfego na Avenida da Liberdade e nos acessos ao Rossio.
Devido aos Casamentos de Santo António, entre as 12h e as 20h haverá condicionamentos desde a zona da Sé de Lisboa até à Baixa.
Entre as 18h desta quinta-feira e as 8h da manhã, de sexta-feira, haverá ainda limitações na circulação, nas zonas da Ribeira das Naus, Santa Apolónia, Campo de Santa Clara, Graça, Praça da Figueira, Martim Moniz, Praça Luís de Camões e Avenida 24 de Julho.
A noite de Santo António
A noite de Santo António começa com o tradicional desfile dos Casamentos de Santo António, e termina com o desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade, onde os bairros apresentam as suas coreografias, músicas e roupas tradicionais.
A partir do final da tarde, os arraiais populares tomam conta de bairros como Alfama, Bica, Bairro Alto, Castelo, Marvila, mas não há bairro lisboeta quer não tenha um arraial. O ambiente é marcado por cheiros da sardinha assada e carne, música popular, fado, e bailaricos. Nas bancas, não faltam bifanas, caldo verde, farturas e sangria.
Previsão do tempo
As previsões meteorológicas indicam uma noite amena e de céu limpo, com temperaturas mínimas a rondar os 19 graus celsius, o ideal para celebrar ao ar livre. Ainda assim, é aconselhável levar uma peça de roupa extra para o frio da madrugada.
Escrito por Nadja Pereira e editado por Mariana Adam