Guerra na Ucrânia

Trump quer Kiev a pagar em minerais raros a ajuda militar e financeira dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos disse que a Ucrânia tem minerais raros valiosos que são essenciais para inovações tecnológicas

Zelensky e Trump reuniram-se em Nova Iorque, em setembro de 2024, por altura da Assembleia Geral da ONU
Alex Kent/Getty Images

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta segunda-feira, que quer que a Ucrânia forneça minerais raros, que são essenciais para inovações tecnológicas, em troca da ajuda contra a invasão russa.

"Estamos a dizer aos ucranianos que têm minerais raros muito valiosos. Queremos que o que estamos a oferecer seja retribuído de alguma forma. Queremos uma garantia", explicou Trump aos jornalistas na Sala Oval da Casa Branca.

Para o Presidente norte-americano, a Ucrânia deve dar alguma coisa a Washington em troca da ajuda financeira e militar que está a receber, referindo-se a minerais raros que podem vir a ser usado em inovações tecnológicas, como veículos elétricos ou turbinas eólicas.

Cerca de 175 mil milhões de dólares em ajudas

De acordo com as contas do Comité de Orçamento Federal, no final do ano passado, o Congresso dos Estados Unidos já aprovou cerca de 175 mil milhões de dólares (cerca de 170 mil milhões de euros) em ajuda financeira e militar à Ucrânia, desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

Em dezembro de 2024, já depois da vitória presidencial de Trump, os Estados Unidos anunciaram mais um pacote de ajuda militar e financeira no valor de quase seis mil milhões de dólares (cerca de 5,8 mil milhões de euros).

Durante a recente campanha presidencial, Trump criticou a forma como o Governo do Presidente democrata Joe Biden estava a ajudar Kiev, ameaçando reverter as políticas de Washington para a Ucrânia logo que tomasse o poder, em janeiro.