Volodymyr Zelensky descreveu a última semana como “muito produtiva” e garantiu ter recebido sinais de “verdadeira unidade” no apoio militar ao seu país. Após as visitas aos Estados Unidos e ao Canadá, o Presidente da Ucrânia publicou este domingo um vídeo nas redes sociais em que fala de “muitas coisas moralmente robustas e significativas a diferentes níveis”.
Exclusivo
A semana difícil de Zelensky, Polónia e Eslováquia à beira de eleições e ‘falcões do orçamento’ nos EUA: sinais de desunião no apoio?
Apesar de o descrever como “muito produtivo”, o périplo do Presidente da Ucrânia na América foi carregado de dissabores. O seu discurso na Assembleia-Geral da ONU levou os polacos a suspenderem novas entregas de armas e a dificultarem ainda mais a entrada de cereais ucranianos. No Congresso americano, onde desta vez não discursou, Zelensky ouviu a oposição de vários republicanos ao envio de mais armas. Estará a ‘fadiga da guerra’ a quebrar a unidade do Ocidente relativamente à Ucrânia ou tudo não passa de cálculos eleitoralistas circunstanciais?