Exclusivo

Guerra na Ucrânia

Russos roubam património da Antiguidade à Ucrânia. Escala do saque é “inimaginável”, garante o Instituto de Arqueologia

A invasão da Ucrânia pela Rússia fez estragos no património deste país. O legado do povo Cita, que dominou a estepe euroasiática na Antiguidade, foi roubado pelo exército de Putin. A maior parte das peças era em ouro. O levantamento foi feito pelo Instituto de Arqueologia de Kiev

Imagem de arquivo de um conjunto de peças de ouro, na exposição "Descoberta do Século" do Museu de Tesouros Históricos da Ucrânia, em Kiev, dedicada ao 50º aniversário da descoberta do Peitoral Dourado do Tovsta Mohyla (século IV aC)
Future Publishing

A Ucrânia era, até à invasão da Rússia, um importante repositório dos artefactos usados pelo povo iraniano de pastores nómadas equestres, que Heródoto descreveu na sua História, como os Citas.

Os Citas dominaram, durante a Antiguidade Clássica, toda a estepe eurasiática, e muitas das suas armas, instrumentos e ornamentos foram encontrados na Ucrânia e no sul da Rússia. Grande parte dos achados estava guardada e podia ser vista em museus ucranianos. Com a invasão da Ucrânia pela Rússia essas coleções desapareceram de vários museus.