Exclusivo

Polónia

“Esta é a eleição mais feia da história moderna da Polónia. Nunca vi nada assim”: Anne Applebaum em entrevista

A escassos dias das legislativas de domingo, 15 de outubro, a jornalista e historiadora fala ao Expresso de “uma atmosfera de violência, ódio e raiva, que não tem precedentes”. Applebaum denuncia “repetidas violações da lei” e a captura de instituições estatais, incluindo do Exército, pelo partido no poder. “Voltámos a uma forma antiga de fazer política, que faz lembrar muito a Polónia sob o comunismo”, diz

Anne Applebaum
Ana Baião

Nascida nos Estados Unidos e naturalizada polaca, Anne Applebaum tem vários livros publicados sobre o comunismo e a Europa pós-comunista. “Gulag: Uma História”, originalmente editado em 2003, venceu o Prémio Pulitzer na categoria de não-ficção. Mais recentemente, com “O Crepúsculo da Democracia” (2020), alertou que “as democracias liberais estão sob ataque, enquanto o autoritarismo cresce”.

Em conversa telefónica com o Expresso a partir da Polónia, Applebaum acusou o partido Lei e Justiça (PiS, no poder), que concorre no domingo a um inédito terceiro mandato, de violar a Constituição e alterar as regras eleitorais para poder fazer “batota”. Em caso de nova vitória, a jornalista e historiadora afirma acreditar que o PiS dará o dito por não dito na crise dos cereais ucranianos – “uma criação do Governo polaco” – e no apoio militar a Kiev.