Leopoldo López é um dos rostos da oposição na Venezuela. É cofundador do partido Vontade Popular com outro líder da oposição, Juan Guaidó, e foi condenado a quase 14 anos de prisão, em 2015, por incitar à violência durante os protestos contra o Presidente Nicolás Maduro, nos quais morreram três pessoas e dezenas ficaram feridas. O antigo presidente do município de Chacao, onde vive uma grande comunidade de portugueses, acabaria por ser colocado em prisão domiciliária, após mais de três anos numa prisão militar.
Exclusivo
Leopoldo López: “Maduro é um criminoso”, por isso o voto do povo da Venezuela é “para transitar da ditadura para a democracia”
Leopoldo López, uma das maiores figuras da oposição na Venezuela, acusa o Presidente Nicolás Maduro de ser um “criminoso comprovado” e que o desafio será fazê-lo reconhecer a vitória do candidato presidencial da oposição, Edmundo González. “Um país que consegue funcionar, um país que é livre, onde as pessoas podem ser livres nas mais variadas formas, acho que isso é a prioridade”, afirma, em entrevista ao Expresso