Exclusivo

América Latina

Leopoldo López: “Maduro é um criminoso”, por isso o voto do povo da Venezuela é “para transitar da ditadura para a democracia”

Leopoldo López, uma das maiores figuras da oposição na Venezuela, acusa o Presidente Nicolás Maduro de ser um “criminoso comprovado” e que o desafio será fazê-lo reconhecer a vitória do candidato presidencial da oposição, Edmundo González. “Um país que consegue funcionar, um país que é livre, onde as pessoas podem ser livres nas mais variadas formas, acho que isso é a prioridade”, afirma, em entrevista ao Expresso
Leopoldo Lopéz, uma das figuras da oposição na Venezuela
JUAN BARRETO

Leopoldo López é um dos rostos da oposição na Venezuela. É cofundador do partido Vontade Popular com outro líder da oposição, Juan Guaidó, e foi condenado a quase 14 anos de prisão, em 2015, por incitar à violência durante os protestos contra o Presidente Nicolás Maduro, nos quais morreram três pessoas e dezenas ficaram feridas. O antigo presidente do município de Chacao, onde vive uma grande comunidade de portugueses, acabaria por ser colocado em prisão domiciliária, após mais de três anos numa prisão militar.