As autoridades de Taiwan e das Filipinas emitiram hoje alertas de tsunami após o sismo de magnitude 8,8 que abalou a península russa de Kamchatka, no extremo oriente, informaram fontes oficiais.
A Agência Meteorológica Central (CWA) de Taiwan emitiu o segundo maior nível de alerta, prevendo que ondas entre 0,3 e um metro possam atingir a costa sudeste e sudoeste da ilha a partir das 13:18 locais (06:18, em Lisboa).
A agência pediu aos residentes das zonas costeiras que se mantenham atentos e adotem medidas preventivas, embora não tenha ordenado evacuações.
O terramoto ocorreu às 08:25 locais (00:25, em Lisboa) ao largo da costa sul da península de Kamchatka e teve a magnitude preliminar de 8, mais tarde revista para 8,8, segundo a Agência Meteorológica do Japão.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos estimou que o sismo ocorreu a uma profundidade de cerca de 18,2 quilómetros.
Nas Filipinas, as autoridades alertaram as províncias e localidades da costa leste, virada para o Pacífico, para a possibilidade de ondas de tsunami inferiores a um metro entre as 13:20 e as 14:40 locais (06:20-07:40, em Lisboa).
"Podem não ser ondas muito grandes, mas podem prolongar-se durante horas e expor a perigo quem esteja a nadar no mar", afirmou Teresito Bacolcol, do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, citado pela agência Associated Press.
JPI // CAD
Lusa/Fim