Exclusivo

Internacional

Putin telefonou a Lula: “Não acontecera antes por incompatibilidade de agenda”, diz ao Expresso gabinete do Presidente eleito do Brasil

Dez dias antes de tomar posse, o futuro Presidente do Brasil, Lula da Silva, anunciou no Twitter ter falado ao telefone com o Presidente russo Vladimir Putin. Tudo indica que Lula queira ter um papel nas negociações de paz e projetar o Brasil na cena internacional. O Expresso quis saber qual dos dois homens fez o telefonema, e conta-lhe a história e o contexto desta conversa, que pode ser mais do que formalidade de “congratulação pela vitória”

Vladimir Putin e Lula da Silva numa cimeira do então G8 na Alemanha, em 2007
Andreas Rentz/Getty Images

Seis meses antes de ser eleito Presidente do Brasil pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva deu uma entrevista à revista Time”, durante a qual anunciou ao mundo que, caso fosse eleito, queria ter um papel na mediação do conflito da Ucrânia.

O tempo foi passando, a campanha foi renhida e é provável que muitos brasileiros tenham esquecido o teor dessa conversa. Putin, seguramente, não esqueceu as palavras (que se seguem) de Lula sobre Volodymyr Zelensky e a guerra da Ucrânia.