Exclusivo

Internacional

24h para esquecer e lembrar: a história de como foi possível impedir um voo de deportação de migrantes do Reino Unido para o Ruanda

“As pessoas vão continuar a querer chegar aqui. A diferença é que agora algumas vão ter de vir desde o Ruanda”, diz ao Expresso um dos ativistas que lutaram para que a deportação dos primeiros sete requerentes de asilo do Reino Unido para o Ruanda não chegasse a acontecer. Conseguiram parar este mas não é certo que o Governo britânico não venha a tentar de novo em breve. Será que estas medidas severas são mesmo dissuasoras?

Migrantes chegam às praias de Dover, em Inglaterra, vindos de França FOTO Getty Images

Não foi por falta de aviso. A ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, assinou a 14 de abril um acordo com o Ruanda para que os requerentes de asilo que chegam às praias do sul de Inglaterra pelo Canal da Mancha passassem a ser enviados para aquele país africano, onde os seus pedidos de proteção internacional seriam então analisados, de acordo com a lei local.

Mas muito antes de este documento ser vinculativo, quando a deportação era apenas uma das várias hipóteses “dissuasoras” em cima da mesa para tentar controlar a entrada de migrantes, já dezenas de advogados e organizações não-governamentais tinham avisado o Executivo de Boris Johnson de que iriam recorrer à justiça para evitar a deslocação de pessoas para um país que fica a 6500 quilómetros daquele onde estas mesmas pessoas chegaram - e onde tinham intenção de pedir asilo em primeiro lugar.

Segundo números da ONU, no ano que terminou em setembro de 2021, a Alemanha recebeu o maior número de requerentes de asilo (127.730) na UE, seguida pela França (96.510). Quando comparado com a UE, o Reino Unido recebeu o 4.º maior número de requerentes (44.190), o que equivale a 8% do total de pedidos de proteção de UE, isto apesar de já não fazer parte do bloco. O Reino Unido ocupa a 18.ª posição no número de refugiados per capita. Mais de 10.700 pessoas chegaram ao Reino Unido em pequenos barcos este ano, de acordo com dados compilados e analisados ​​pela Sky News.