O limite de velocidade na cidade de Paris foi reduzido para 30 quilómetros por hora pelas autoridades. A medida abrange quase todas as zonas da capital francesa é justificada pela necessidade de combater as alterações climáticas, mas também para melhorar a segurança rodoviária.
No entanto, há críticos que argumentam que o aumento de tráfego que o novo limite de velocidade irá trazer poderá, por consequência, aumentar a emissão de gases com efeito de estufa. Por outro lado, os argumentos a favor da decisão alegam que o aumento de trânsito na estrada poderá motivar a mudança dos hábitos de deslocação, desviando os condutores de automóveis para os transportes públicos ou bicicletas.
De acordo com um inquérito feito pela Câmara de Paris, 59% dos residentes são a favor deste novo limite de velocidade, por oposição à zona periférica da cidade em que 61% se diz contra.
A capital francesa irá também reduzir o número de lugares de estacionamento nas vias públicas, cortando 60.000 dos 144.000 disponíveis e permitindo passeios mais amplos e a construção de novas ciclovias. A câmara de Paris também adianta que as novas regras e medidas irão reduzir os sinistros em 25% e os acidentes fatais em 40%.