Internacional

PM ucraniano pede a demissão: “Para afastar quaisquer dúvidas do nosso respeito e confiança pelo Presidente”

O PM ucraniano, que esteve apenas quatro meses naquele cargo, entregou esta manhã a carta de demissão ao Presidente do país, Volodymyr Zelensky. A decisão foi anunciada na sua conta no Facebook

NurPhoto/Getty

O primeiro-ministro da Ucrânia, Oleksiy Honcharuk, demitiu-se esta sexta-feira, avança a Agência France-Press. A decisão surge na sequência do conhecimento de um áudio em que o governante criticava opções políticas e económicas do Presidente do país.

O PM ucraniano, que esteve apenas quatro meses naquele cargo, entregou esta manhã a carta de demissão ao Presidente do país, Volodymyr Zelensky. A decisão foi anunciada na sua conta no Facebook.

"[O Presidente] é um exemplo de abertura e honestidade para mim. Escrevi a carta de demissão para afastar quaisquer dúvidas do nosso respeito e confiança pelo nosso Presidente”, escreveu Honcharuk naquela rede social, citado pelo "Kyiv Post". O PM demissionário, de 35 anos, diz que aquelas gravações foram manipuladas para criar a ideia de que o seu gabinete não respeitava a presidência.

Nos tais áudios, que aterraram nas redes sociais na quarta-feira, pode ouvir-se supostamente o PM a discutir com outros ministros sobre o orçamento nacional.

Zelensky ainda terá de aceitar o pedido.