Internacional

Um morto confirmado no desabamento de prédio em Fortaleza. Sobrevivente envia ‘selfie’ sob os escombros

A vítima chama-se Frederick Santana dos Santos, tinha 30 anos e encontrava-se num mercado ao lado do edifício que ruiu esta terça-feira. Estima-se que estivessem 18 pessoas no prédio residencial no momento do desabamento

RODRIGO PATROCINIO/AFP/Getty Images

O Corpo de Bombeiros confirmou a primeira morte na sequência do desabamento esta terça-feira de um edifício em Fortaleza, no estado do Ceará, no nordeste do Brasil. O anúncio foi feito pelo comandante dos bombeiros por volta das 23h55 locais (mais quatro horas em Lisboa).

A vítima chama-se Frederick Santana dos Santos, tinha 30 anos e encontrava-se num mercado ao lado do edifício que ruiu.

Estima-se que estivessem 18 pessoas no prédio residencial no momento do desabamento.

A ‘selfie’ de Davi

O estudante de arquitetura Davi Sampaio enviou uma ‘selfie’ aos familiares quando estava preso sob os escombros. Morador do primeiro andar do prédio, Davi foi a oitava pessoa a ser resgatada.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará começou por informar que uma pessoa tinha morrido. No entanto, o governador do estado, Camilo Santana, disse ao final da tarde que não tinha havido, até ao momento, a confirmação de qualquer morte. A divergência ainda não foi esclarecida.

O prédio desabou pelas 10h30 locais. Ainda sem explicação oficial, suspeita-se que na origem do incidente tenha estado uma fuga de gás.

As autoridades pediram a todos os moradores da região envolvente que abandonassem as suas residências, devido a potenciais fugas de gás ou choques elétricos provocados pelos fios de energia na rua.

De acordo com antigos moradores, ouvidos pelo portal de notícias brasileiro G1, o prédio foi construído há 40 anos e estava a ser renovado. Uma ex-moradora garantiu que havia problemas de infiltrações no interior e no exterior do edifício. No entanto, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil assegurou não existir qualquer indicação de que o prédio estivesse em obras.