Ashraf Aman, o operador turístico que organizou a expedição, explicou que a avalanche atingiu os setes alpinistas quando estavam a descer a montanha sem adiantar mais detalhes sobre as suas condições.
"Não posso comentar sobre as suas condições nesta fase, mas um helicóptero está a ser requisitado. Voluntários da área estão a ser enviados para lá", referiu Aman O embaixador da Itália no Paquistão, Stefano Pontecorvo, confirmou que o incidente que ocorreu no distrito de Ghizar, mas não revelou mais detalhes.
Karrar Haidri, secretário da Pakistan Alpine Club (Clube Alpino do Paquistão), indicou que as autoridades estão a tentar enviar um helicóptero para Ghizar na terça-feira para resgatar os alpinistas e trazê-los para o acampamento base, acrescentando que é difícil avançar sobre a condição em que estes se encontram.
"Uma missão de resgate começará amanhã (terça-feira) e estamos a rezar pela segurança dos montanhistas presos", salientou Haidri em declarações à agência de notícias Associated Press. Alpinistas de todo o mundo viajam para o Paquistão todos os anos para tentar escalar as altas cadeias montanhosas do norte.
O clima e as condições adversas geralmente são um teste para os alpinistas mais experientes.