Internacional

Polícia britânica encontra dois engenhos explosivos nos caminhos de ferro. Ambos tinham mensagens pró-Brexit

Artefactos foram encontrados por trabalhadores dos serviços ferroviários. As autoridades acreditam que a intenção dos autores da tentativa de sabotagem seria a de provocar atrasos

Barcroft Media/Getty

A polícia britânica está a investigar a descoberta de dois engenhos que se destinariam a perturbar o serviço de transporte ferroviário no Reino Unido. A tentativa de sabotagem, de acordo com as autoridades, citadas pela Reuters, estaria ligada ao processo de saída do país da União Europeia já que, junto aos artefactos, foram encontradas notas com 'slogans' favoráveis à concretização da decisão tomada pelos eleitores britânicos no referendo de 2016.

Uma das notas afirmava que "sair significa sair ["leave means leave"] e a outra prometia a paralisação do Reino Unido ["we'll bring Britain to a standstill"]. Os engenhos foram encontrados por trabalhadores dos serviços ferroviários a 21 e 27 de março, mas não chegaram a provocar qualquer perturbação no normnal funcionamento dos caminhos de ferro britânicos.

Ainda assim, as autoridades policiais estão a levar a sério as ameaças. "Este é uma tentativa séria e deliberada de provocar uma sabotagem significativa" nos serviços ferroviários, afirmou Sean O’Callaghan, responsável da British Transport Police. "Estamos alerta para perceber por que razão alguém iria colocar a sua vida em risco para montar estes engenhos numa linha ferroviária movimentada", acrescentou a mesma fonte, explicando que os autores estariam "mais interessados em atrasar os serviços do que em provocar danos na infraestrutura".

A BBC noticiou que os dois artefactos explosivos foram encontrados nas proximidades de Yaxley, em Cambridgeshire, e Netherfield, no Nottinghamshire. Diversos apoiantes do Brexit têm avisado de que qualquer falhanço no abandono da União Europeia poderá conduzir à insurreição civil.