Internacional

Sagrada Família vai pagar 36 milhões de euros após mais de um século sem licença

A basílica catalã irá pagar o montante ao longo de dez anos e o dinheiro será canalizado para o transporte público e acesso ao monumento e para ajudar a comunidade local. Em troca, o seu estatuto ficará regularizado no início do próximo ano. A presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, classificou o acordo como histórico

Angel Garcia/Bloomberg/Getty Images

A Sagrada Família, em Barcelona, aceitou pagar 36 milhões de euros à autarquia após 136 anos sem licença de construção. A basílica, projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí, é património mundial da UNESCO.

Os trabalhos de construção do edifício começaram em 1882 mas foram interrompidos quando Gaudí morreu e ainda não estão concluídos.

A basílica irá pagar aquele montante ao longo de dez anos e o dinheiro será canalizado para o transporte público e acesso ao monumento e para ajudar a comunidade local. Em troca, o seu estatuto ficará regularizado no início do próximo ano. A presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, classificou o acordo como histórico.

Cerca de 4,5 milhões de pessoas visitam a Sagrada Família todos os anos. A estrutura principal deverá ficar concluída até 2026, ano em que se assinala o centenário da morte de Gaudí.