Projetos Expresso

Inteligência artificial no comércio eletrónico em destaque

Vai decorrer a 7 de novembro a 9.ª edição do CTT e-Commerce Day com o foco na forma como comércio eletrónico e IA se podem ajustar. O momento alto será a entrega dos e-Commerce Awards 2024 – prémio do qual o Expresso é media partner. As inscrições fecharam ontem e apresentaram-se no total 250 candidaturas nas oito categorias, 40% delas espanholas

O evento de 2023 foi o terceiro
João Girão

Qual a importância da inteligência artificial na transformação do comércio eletrónico? Esta é a grande questão que procurará respostas durante a 9.ª edição do CTT e-Commerce Day, que vai realizar-se a 7 de novembro, em Lisboa.

A jornada ficará igualmente marcada pela apresentação dos principais resultados do CTT e-Commerce Report 2024 e ainda o relatório anual sobre a evolução do setor. “Os CTT encaram com grande responsabilidade o seu papel de apoio ao funcionamento da economia, através da criação de soluções digitais que permitem que as empresas, sobretudo as PME, possam manter a sua atividade através de uma forte presença no online”, explicam os Correios em comunicado.

O grande momento do dia será a entrega dos e-Commerce Awards 2024 e, tratando-se de um concurso para empresas portuguesas e espanholas, a ocasião será também aproveitada para debater os desafios do comércio eletrónico nos dois países – de referir que se apresentaram 250 candidaturas a concurso, 40% delas espanholas (ver categorias mais à frente), e que o prazo para entrega das mesmas terminou ontem à meia-noite.

250

são as candidaturas apresentadas nas oito categorias – foi batido o recorde de candidaturas, que no ano passado foi de 240. As mais ‘concorridas’ foram Site/App e-Commerce, Iniciativa e-Commerce PME, Iniciativa e-Commerce Green e Inovação em Marketing Digital no e-Commerce

O júri é composto por Carlos Oliveira (board member e senior advisor de várias empresas), Vanda Jesus (head of iCapital Portugal), Diogo Teixeira (CEO Beta-i Portugal), Teresa Fiúza (vice-presidente executiva da Portugal Ventures), João Ribeiro da Costa (senior affiliated professor e head of digital transformation, UCP), Alexandre Teixeira dos Santos (general partner e co-fundador da Chamaeleon), Pedro Norton de Matos (fundador da Greenfest e da Academia G), Carolina Afonso (CEO do Gato Preto e professora ISEG) Samuel Rodriguez (CEO e co-fundador do E-Commerce News Group) e José Carlos Cortizo (CMO e COO da Product Hackers).

O objetivo dos CTT e-Commerce Awards passa por premiar quem mais se destaca no comércio eletrónico e/ou ferramentas, assim como nos modelos de negócio online

De acordo com os CTT, este concurso pretende “valorizar e promover as melhores práticas do comércio eletrónico e/ou ferramentas – por exemplo, marketing digital, logística, pagamentos - e modelos de negócio online que lhe estão subjacentes, com valor para as pessoas e para a comunidade”.

Consulte já a seguir a ficha do evento e as categorias dos prémios.

9.ª edição do CTT e-Commerce Day

O que é?

Especialistas e representantes de várias empresas vão discutir as tendências e inovações do e-Commerce.

Quando, onde e a que horas?

O evento é gratuito (os interessados podem confirmar a sua presença através do link http://www.ctt.pt/ecommerceday) e decorre no próximo dia 7 de novembro, em Lisboa. Vai ter transmissão online.

Quem são os oradores?

  • João Bento (CEO CTT)
  • Alberto Pimenta (head of e-Commerce CTT)
  • Carolina Afonso (CEO do Gato Preto e professora ISEG)
  • Aécio Dantas (diretor de sustentabilidade Silbon)
  • António Martins (head of operations Nespresso Portugal)
  • Inês Condeço (diretora de marketing e comunicação da FNAC Portugal)
  • Paula Pérez (co-fundador e head of e-Commerce NAE)
  • Inês Vilela (diretora e-Commerce Decathlon Portugal)
  • Joana Santos (head of agency & partnerships Google Portugal)
  • Milana Dovzhenko (co-fundador & head of product Bairro Direct)
  • Sérgio Fernandes de Isidro (enterprise commerce e lead Iberia Shoply)
  • Carlos Milan Ruiz (CEO Celeritas)
  • José Miranda (líder da supply chain & delivery Leroy Merlin Portugal)
  • Nuno Miguel Nunes (diretor de operações e-Commerce Auchan Portugal)
  • Pedro Chainho (head of supply chain Worten)
  • João Sousa (executive board member CTT)

Porque é que este tema é central?

O apoio ao crescimento do comércio eletrónico assume-se como fundamental para fazer face ao crescimento das empresas neste sector.

As categorias dos e-Commerce Awards 2024

Site / App e-Commerce

Sites e/ou apps de venda online.

Iniciativa e-Commerce PME

Projetos desenvolvidos por pequenas e médias empresas.

Iniciativa e-Commerce Administração Pública

Projetos de desenvolvidos por entidades da Administração Pública central, regional ou local.

Iniciativa Comércio Local

Projetos desenvolvidos com o objetivo de promover pequenos negócios locais e de proximidade.

Iniciativa e-Commerce Green

Projetos que se destaquem pelo seu posicionamento ao nível da sustentabilidade e ou economia circular.

Inovação em Marketing Digital no e-Commerce

Projetos que se diferenciam pela sua inovação em marketing digital no e-commerce ou projetos de desenvolvimento e criação de novas ferramentas de marketing digital, ambos com recurso nomeadamente a IA e AR. Valorizam-se startups.

Inovação em Logistics, Delivery and Returns no e-Commerce

Projetos inovadores de desenvolvimento de ferramentas, mecanismos e tecnologias com impacto nas áreas de logística, distribuição e devolução de encomendas, nomeadamente dos domínios da automação e robótica, IOT, blockchain, entre outros. Valorizam-se startups e ainda soluções que resultem em processos logísticos mais ágeis e que contribuam de forma relevante para a sustentabilidade ambiental.

Inovação em Segurança e Serviços Financeiros no e-Commerce

Projetos inovadores nas áreas da segurança e ou dos serviços financeiros (ex: pagamentos, faturação, recebimentos, segurança ou identificação/certificação digital).

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver Código de Conduta), sem interferência externa.