Projetos Expresso

Gerir de forma mais eficiente a água? Startup portuguesa mostra que é possível

A Wakaru é uma das finalistas do Tech Innovator in Portugal, competição organizada pela KPMG e da qual o Expresso é media partner

O Tech Innovator in Portugal regressa pela terceira vez ao nosso país com o objetivo de premiar o grau de inovação tecnológica das empresas.

O vencedor irá realizar o seu pitch final, competindo com startups de outros países, no Global Tech Innovator, que terá lugar na Web Summit. É aí que apresentará os seus produtos e serviços, o que representa uma chance única de mostrar ao mundo o que de melhor se faz no país a este nível.

Ao longo das próximas semanas, todas as quartas-feiras, o Expresso revela as cinco finalistas da competição, sendo que já são conhecidas as primeiras duas: Growappy e Infinite Foundry.

Esta semana damos a conhecer a Wakaru.

Uma gestão holística do ciclo urbano da água

Embora seja do conhecimento geral que a água é um bem precioso e escasso, quando se olha para os números o estado de alerta aumenta: cerca de 3.9 biliões de pessoas vão ter dificuldade no acesso a água potável até 2050. Desse grupo, 20% serão europeus. Além disso, cerca de 40% da água atualmente captada e tratada é perdida na rede de distribuição.

De forma a contrariar esta mesma ineficiência, a startup portuguesa Wakaru desenvolveu a solução Water Wise System - um sistema integrado para gestão inteligente de operações nas redes de água. Através desta solução (que recorre, por exemplo, a Big Data e Inteligência Artificial), os eventos anómalos da rede podem ser imediatamente identificados e posteriormente resolvidos.

“O desafio mais importante deste século é conservar o bem água”, lembra Vítor Prisca, CEO e Founder da Wakaru

A Wakaru já obteve reconhecimento internacional, visto que venceu o World Summit Awards - prémios que selecionam e promovem a inovação digital local para melhorar a sociedade, colocando em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Global Tech Innovator

Em 2023, o Global Tech Innovator — iniciativa organizada pela KPMG — volta a Lisboa, na semana da Web Summit, que se realiza em novembro. Repetindo o projeto do ano passado, o Expresso volta a ser parceiro desta iniciativa, que colocará as melhores ideias e projetos, nacionais e internacionais, em competição.