Geração E

É estudante e gosta de política? Comissão Europeia vai dar uma formação gratuita com alojamento e refeições incluídos. Saiba como participar

“É importante que todos, e especialmente os jovens, estejam envolvidos no fortalecimento da democracia e do Projeto Europeu”, diz a representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa

Comissão Europeia / Redes Sociais

Miranda do Douro, no distrito de Bragança, vai receber a sétima edição do Summer CEmp, a escola de verão da Comissão Europeia (CE) em Portugal. Entre 28 e 31 de agosto, estudantes do ensino superior vão poder interagir e discutir com vários protagonistas da atualidade portuguesa e europeia, de áreas que vão desde a política ao desporto e da cultura ao setor privado e social, é adiantado numa nota enviada à imprensa.

Com o objetivo de mobilizar os jovens para debaterem sobre o futuro da União Europeia, esta escola, que se realiza desde 2017, pretende reunir um grupo de estudantes do ensino superior das mais variadas áreas, até aos 30 anos, para discutir as prioridades e políticas europeias. “É importante que todos, e especialmente os jovens, estejam envolvidos no fortalecimento da democracia e do Projeto Europeu”, diz a representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, no site oficial.

O evento, de inscrição gratuita, tem candidaturas abertas até 30 de abril, através de um formulário online. Serão escolhidos 40 estudantes universitários, que vão poder usufruir desta experiência com alojamento e refeições incluídos.

Como este ano se festeja os 50 anos do 25 de abril, há um foco especial na análise do impacto real da União Europeia em Portugal. Além disso, devido ao caráter itinerante do Summer CEmp, também há tempo para refletir sobre os desafios, oportunidades e história da região que acolhe a edição, assim como atividades práticas que envolvem a comunidade anfitriã.

“Há uma palavra na língua mirandesa com a qual designamos o que nos traz felicidade, nos enche de orgulho, nos dá satisfação. É a palavra ‘proua’! Uma palavra singela, mas carregada de simbolismo. Assim sendo, é com toda a ‘proua’ que Miranda do Douro, em agosto de 2024, vai estar associada a mais uma edição do evento Summer CEmp”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril.