Economia

Hipers: Furtos dão prejuízo de €177 milhões

Os hipers e os supermercados perdem meio milhão de euros por dia em furtos. Equipamentos electrónicos, CD e DVD são os produtos mais cobiçados.

Já diz o ditado, "Casa roubada, trancas na porta". Contudo, apesar do maior investimento na segurança, os furtos no comércio continuam a aumentar.

Segundo a nova edição do Barómetro Nacional do Furto, citado pelo Jornal de Notícias, os roubos no sector atingiram, em 2008, os 177 milhões de euros, aumentando assim para 1,16% do volume de vendas.



As preferências recaem, sobretudo, pelos pequenos equipamentos electrónicos de marca, como MP3, telemóveis, jogos, CD e DVD, sendo a grande maioria dos furtos (55%) atribuída aos clientes, seguida de funcionários (23%) e erros internos (16%).



Além destes produtos são considerados ainda como prioritários ao nível de segurança nos hipers e supermercados, os perfumes e acessórios de moda e vestuário.



De acordo com o mesmo estudo, a aposta nos sistemas de segurança tem vindo a crescer e o volume de negócios chega os €90 milhões, um aumento de 8% entre 2006 e 2008.