ARQUIVO Motores

McLaren testou MP4 no Algarve (vídeo)

Sucessor do mítico McLaren F1 esteve em testes no Autódromo do Algarve. Novo McLaren MP4-12C vai custar perto de 200 mil euros, atinge os 100 kms/h em 3,1 segundos, mas o que mais impressiona é mesmo a travagem.

Mário Lino, correspondente no Algarve (www.expresso.pt)

"A maioria dos lançamentos usa estradas e circuitos desenhados para elogiar os carros. Mas não este. Os engenheiros da McLaren escolheram Portimão e as estradas circundantes porque elas desafiavam o 12C", afirmam os responsáveis da McLaren, que esteve em Portimão em testes em janeiro.

O novo carro da McLaren, que ainda não está à venda, consegue ser mais rápido do que o seu antecessor, o histórico McLaren F1 de três lugares, lançado em 1993 e que custava perto de um milhão de euros.

Assim, pagar apenas 200 mil é quase uma pechincha, se pensarmos que estamos a falar de um dos automóveis mais rápidos do mundo, com uma velocidade de topo de 330 kms/h e emissões de CO2 de 279g/km.

Zero a cem em três segundos

O MP4 consegue ir dos 0 aos 100 kms/h em apenas 3,1 segundos (com pneus de corrida, 3,3 com pneus convencionais), dos 0 aos 200 km/h em 8,9 segundos e a travar é ainda mais rápido: dos 100 km/ aos 0 km/h este McLaren consegue imobilizar-se em apenas 30,5 metros, ou seja, a distância para estacionar sete destes bólides.

Para ensaiar o carro, a marca britânica trouxe ao Algarve vários jornalistas de publicações especializadas, que puderam sentar-se ao volante de uma das viaturas mais cobiçadas do momento. "Todo o staff da McLaren estava cá, foi uma ação muito preparada e de alto nível", adianta ao Expresso Paulo Pinheiro, diretor do Autódromo Internacional do Algarve. "Eles vieram muito tempo antes e chegaram mesmo a fazer algumas alterações ao carro, que ainda é só um protótipo", acrescenta.

Para testar com os jornalistas, veio um convidado especial, Jenson Button, o piloto de Fórmula 1 que corre pela McLaren Mercedes. "As pessoas que trabalham neste projeto sabem mesmo o que estão a fazer, mas para o uso em circuitos eu acho que a nossa opinião como pilotos tem sido útil", refere o britânico. "Às vezes são as pequenas coisas, como por exemplo os cliques nas patilhas das mudanças que estão agora muito melhores",diz.

McLaren diz que Portimão "é pista mais exigente do mundo"

Apesar de realizado em janeiro, o teste esteve sob embargo para os media e só esta semana se soube que a McLaren tinha estado cá, para evitar muitos olhares de curiosos. "Para nós, Autódromo Internacional do Algarve, é óbvio que é muito importante, porque a McLaren é uma marca muito exigente e resolveu escolher, como eles próprios dizem, a pista mais exigente do mundo que é a nossa", diz orgulhoso Paulo Pinheiro, satisfeito com o resultado.

"Isto está a ter um grande impacto a nível internacional. Nós recebemos mais emails só nos últimos três dias do que no último mês", graceja.

Supercarro ou limousina?

Apesar dos resultados impressionantes em termos automobilísticos, a McLaren está decidida a vender a imagem do MP4 também como veículo (quase) citadino, um supercarro apto para todas as ocasiões, com espaço interior para os dois ocupantes, suspensão confortável e grande visibilidade para o exterior.

A fim de o demonstrar, a McLaren fez rolar o carro por algumas ruelas estreitas do interior algarvio, uma imagem que para além de vender o carro acaba por vender também o Algarve profundo.