O Chevrolet Volt é um automóvel eléctrico com autonomia alargada, concebido para ser movido exclusivamente a electricidade durante 60 quilómetros, sem consumir gasolina, nem produzir emissões de gases de escape. Caso a bateria de iões de lítio do veículo venha ficar com pouca carga, um motor/gerador entra em funcionamento para efectuar o recarregamento, estendo a autonomia total do Volt a mais de 500 quilómetros.
"É natural que a Califórnia seja o primeiro mercado do Volt. É o maior mercado automóvel dos Estados Unidos e os californianos são conhecidos por serem líderes na adopção de novas tecnologias revolucionárias", declarou Brent Dewar, vice-presidente da General Motors para a marca Chevrolet. A produção do Volt está prevista para o final de 2010, mas os preços não foram anunciados.
Em 2011 vai ser vendido na Europa, a par do Opel e do Vauxhall Ampera que, na prática são versões do Volt.Programas de carregamento de baterias
A marca americana está também a constituir parcerias com três empresas de serviços públicos na Califórnia e com o Instituto de Investigação da Energia Eléctrica (Electric Power Research Institute), no quadro do vasto programa de investigação e demonstração real destinado a apresentar os veículos eléctricos ao público consumidor, progredir na electrificação do automóvel e estabelecer programas de carregamento de baterias para tornar mais fácil a utilização pelos futuros clientes desta tecnologia.
A General Motors dirige o programa com uma subvenção superior a 30 milhões de dólares (19,8 milhões de euros), proveniente dos fundos previstos na Lei relativa à Recuperação e ao Reinvestimento (American Recovery and Reinvestment Act), mais especificamente da Iniciativa de Electrificação dos Transportes, tutelada pelo Departamento da Energia dos Estados Unidos.