Ao cabo de três meses de ensaios, os 18 elementos do júri da edição de 2011 do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal reuniram-se esta manhã e definiram os seis modelos finalistas a esta eleição.
Dos 21 concorrentes iniciais, passaram à votação final Citroën C3, Dacia Duster, Ford C-Max, Mitsubishi ASX, Nissan Juke e Opel Meriva. A votação decisiva será feita no final de janeiro.
Mais oito eleições específicas
Além da escolha do modelo que sucederá no quadro de honra do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal ao Volkswagen Polo, vencedor em 2010, os 18 jornalistas especializados que integram o júri terão ainda de apurar os modelos vencedores em categorias específicas, nomeadamente Utilitário do Ano (5 concorrentes), Familiar do Ano (5), Carrinha do Ano (2), Monovolume do Ano (4), Todo-o-Terreno do Ano (4), Executivo do Ano (2) e Desportivo do Ano (6).
Além destas distinções, e repetindo uma iniciativa lançada em 2010, será também atribuído este ano o Troféu Volante Verde, que visa promover a mobilidade sustentável em Portugal. Em 2011, as versões de modelos concorrentes são 21, o que demonstra a crescente atenção da indústria automóvel à luta por um melhor ambiente.