Economia

Igneo contrata o banco UBS para vender participação minoritária na portuguesa Finerge

A gestora de ativos Igneo vai vender parte da Finerge, um dos principais produtores de energia renovável em Portugal, depois de ter fechado um financiamento de 2,3 mil milhões de euros

Pedro Norton lidera a Finerge desde 2018
Rui Duarte Silva

A gestora de ativos Igneo Infrastructure Partners mandatou o banco UBS para vender uma participação minoritária na Finerge, uma das principais empresas de produção de energia renovável em Portugal, avançou o portal Inframation, especializado na área de infraestruturas.

O processo de venda deve arrancar no início de 2023, colocando no mercado parte das ações da Finerge que são detidas através do veículo European Diversified Infrastructure Fund I, mas mantendo a Igneo a maioria do capital da Finerge através de outros veículos de investimento.

Contactada pelo Expresso, fonte oficial da Finerge não fez quaisquer comentários sobre este processo de venda.

A operação surge na sequência do financiamento de 2,3 mil milhões de euros concretizado pela Finerge no início deste mês, refinanciando dívida existente e abrindo novas linhas de crédito para a expansão da empresa.

A Finerge tem atualmente uma carteira de ativos eólicos e solares de 1,6 gigawatts (GW), estando presente sobretudo em Portugal, mas também tendo operações em Espanha.