Economia

Greenvolt compra 50% de empresa espanhola de soluções de autoconsumo

A Greenvolt investiu 12 milhões de euros para adquirir metade do capital da espanhola Univergy Autoconsumo, com a opção de vir a comprar a outra metade da empresa

Foto: Getty Images

A Greenvolt adquiriu 50% da espanhola Univergy Autoconsumo, permanecendo os restantes 50% nas mãos da Univergy Solar e do empresário Remigio Abad, mas com a Greenvolt a ter uma opção de compra da totalidade do capital.

"A entrada da Greenvolt na Univergy realiza-se maioritariamente através de um aumento de capital na sociedade de 12 milhões de euros, que permitirá à empresa fazer face ao rápido crescimento que a produção de energia descentralizada tem vindo a registar", refere a empresa portuguesa em comunicado.

Fundada em 2019, a Univergy Autoconsumo já implementou cerca de 400 projetos de autoconsumo, detendo atualmente uma carteira adicional de 600 megawatts (MW) em 3.500 clientes.

“Esta aquisição reforça claramente a aposta da Greenvolt no desenvolvimento de projetos fotovoltaicos para autoconsumo na Península Ibérica, desta feita, no segmento empresarial. A Univergy Autoconsumo demonstrou, nos últimos três anos, uma grande capacidade de implementação e, estamos certos, que com a parceria com a Greenvolt terá condições para acelerar o seu plano de negócio”, comentou, no comunicado, João Manso Neto, presidente executivo da Greenvolt.

Cotada na bolsa de Lisboa e fazendo parte do índice PSI, a Greenvolt é uma empresa de energias renováveis que aposta sobretudo na produção de eletricidade a partir de biomassa, em centrais solares e em parques eólicos.

A sua carteira de projetos soma 5,6 gigawatts (GW), dos quais 3 GW estão prontos para avançar com a construção até 2023.