Exclusivo

Economia

Para enfrentar a China (e a Rússia) é preciso agir como os golfinhos, aconselha Oliver Letwin, autor de "China versus América"

“É quase certo que a economia mundial se vai partir em dois blocos”, avisa Oliver Letwin, autor de “China versus América”, em entrevista exclusiva ao Expresso
Oliver Letwin, professor no King's College em Londres

Uma machadada na globalização económica mundial com a “desconexão” entre, por um lado, as economias desenvolvidas e, por outro, a China e a sua zona de influência geoeconómica “não é tanto um risco, é uma quase-certeza”, refere em entrevista ao Expresso Oliver Letwin, autor de “China versus América. Um Alerta”, que foi publicado agora em português pela editora Relógio D’Água.

“A questão é saber quão rápida, profunda e economicamente prejudicial essa desconexão vai ser. Ainda não sabemos a resposta”, diz-nos o académico, que fez carreira política no Partido Conservador britânico tendo defendido a permanência do Reino Unido na União Europeia, opondo-se ao Brexit em 2016. Atualmente, dirige o Projeto de Competição Pacífica no Policy Institute do King’s College, em Londres.