A administração da Telecom Italia vai reunir-se este domingo para avaliar uma proposta de compra por parte do fundo norte-americano KKR, noticia este domingo a agência Reuters. A concretizar-se, a compra terá ainda que receber o aval do Governo de Mario Draghi.
Os norte-americanos – que são o maior acionista da Springer e estão presentes na MasMóvil e no Grupo Avic – apresentaram uma proposta para comprar a totalidade da Telecom Italia, com o objetivo de reforçar a empresa presidida por Salvatore Rossi.
A empresa italiana tem sido ‘atacada’ pelo seu principal investidor, Vivendi, devido aos seus fracos resultados – mas um porta-voz da Vivendi garantiu que o grupo de media francês continuará a trabalhar com a companhia italiana.
O fundo KKR, que já é investidor no negócio de rede fixa da Telecom Italia, avança assim num momento em que o país planeia investir milhares de milhões de euros da "bazuca" europeia para impulsionar a conetividade digital no país e aproximar-se de outros Estados-membros da União Europeia (UE).
De acordo com a Reuters, o fundo norte-americano gostaria de ver uma fusão entre a rede Telecom Italia e a da concorrente Open Fiber, “sendo gerido como um ativo regulado pelo Governo à semelhança do modelo utilizado pela distribuidora elétrica Terna ou a empresa de infraestruturas de gás natural Snam”.
Recorde-se que no ano passado o KKR pagou 1,8 mil milhões de euros pela compra de uma participação de 37,5% na unidade de fibra da Telecom Italia, a FiberCop. No início do mês, a Bloomberg noticiava que a KKR queria reforçar a sua posição, comprando a totalidade da FiberCop.